sexta-feira, 13 de abril de 2012

A má-fama da sexta-feira 13


A "sexta-feira" em geral é um dia de bom astral: supõe uma noite mais solta e, sobretudo, é a véspera do sábado: sem coleira e sem patrão! Nos EUA, por exemplo, é quase uma data nacional. Tem até sigja: TGTF (thank Good today is friday).
Já a Sexta-feira 13, de qualquer mês, é considerada uma data de má sorte por várias razões. Na numerologia, por exemplo, o número 12 é considerado completo: 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus, 12 signos do zodíaco... enquanto o 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio, uma transgressão a essa plenitude.
Mas essa superstição pode ter tido origem, também, porque no dia 13 de outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França, os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país, torturados e, mais tarde, TODOS foram executados por heresia.
Recorde-se ainda que na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, tragicamente: Jesus crucificado (numa sexta-feira) e Judas se suicidou.
Jornal do BrasilReinaldo Paes Barreto 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º de maio Dia do Trabalho

Por que 1º de maio é considerado o Dia do Trabalho? Data tem origem em uma greve histórica, realizada em 1º de maio de 1886, nos Es...