quinta-feira, 31 de maio de 2012

Potiguar criador do G17 faz sucesso nacional contando mentiras nas quais muitos acreditam, diz o globo


O Globo destacou nesta terça feira, 29, o grande sucesso que vem fazendo os sites de humor com notícias falsas. Dentre eles,o jornal deu amplo destaque ao G17, um portal com notícias falsas criado por um potiguar de Nova Cruz. O G17 foi responsável pela notícia de que uma mulher teria morrido engasgada com esperma em Natal.Todo mundo publicou, inclusive muitos blogs de Caicó. Foi dele também a pegadinha com o deputado federal Roberto Freire. O G17 publicou que Lula havia pedido a Dilma para trocar os dizeres nas cédulas de real. Onde tinha Deus seja louvado, Dilma autorizaria a colocar Lula seja louvado. O deputado acreditou e pagou o maior mico no twitter. Rafael Gustavo Neves de 29 anos mora no agreste do Rio Grande do Norte, em Nova Cruz Nova Cruz.

Há pouco mais de um mês, no dia 8 de março, outra notícia falsa lançada pelo site do potiguar se espalhou pela internet como pulga no tapete: “CNN diz que Mark está triste com o comportamento dos brasileiros no Facebook.” O texto dizia que o bilionário Mark Zuckerberg não queria que nós, pobres tupiniquins, “orkutizássemos” seu reino azul-lavanda. Todo mundo caiu.

Criador do G17, ele tomou um susto ao ver a brincadeira chegando a um milhão de acessos (segundo o Google Analytics, foram exatamente 1.058.312 visualizações).

— O que me admira é tanta gente acreditar. O “Diário de Natal” publicou, os jornais da Paraíba também. Como é que alguém pode achar, por exemplo, que existe um elevador que conecte o Brasil ao Japão? — espanta-se Rafael, emendando outra de suas piadas que viraram verdade por aí.
Rafael criou o G17 em maio de 2011, para chamar a atenção para o jornal (real) que ele mesmo edita, sozinho, há oito anos — a “Gazeta do Agreste”.

Depois de trabalhar como administrador num jornal da Paraíba, o rapaz tomou gosto pelo jornalismo e decidiu fundar o primeiro diário da sua cidade natal. Desde 2004, o jornal eletrônico é atualizado semanalmente com notícias da região.

— Aí eu percebi que só as notícias curiosas tinham muitos acessos. Então pensei: se criasse um site de humor, só com notícias bizarras, poderia redirecionar os leitores para a “Gazeta” — ensina Rafael, que viu sua audiência se multiplicar com a ideia e já fechou parcerias com o UOL e a empresa GVT (embora os lucros não passem de R$1,2 mil, o que gasta pagando o próprio servidor), disse o gozador virtual potiguar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º de maio Dia do Trabalho

Por que 1º de maio é considerado o Dia do Trabalho? Data tem origem em uma greve histórica, realizada em 1º de maio de 1886, nos Es...