quarta-feira, 25 de julho de 2012

hoje é Dia do Motorista

O Dia do Motorista é comemorado em 25 de Julho, uma justa lembrança ao profissional que participada ativamente do crescimento e desenvolvimento de uma nação. É difícil imaginar uma cidade, um estado ou o país inteiro sem carros, caminhões e ônibus. Só um dia sem estes veículos representaria a paralisação do país e bilhões de reais que deixariam de ser gerados e acima de tudo, vidas que não teriam suas necessidades atendidas. O Paraná tem 129 mil com carteira assinada que ganham em média R$ 1.270,00.
A categoria percorreu um grande caminho rumo ao reconhecimento e a valorização com a sanção do Governo Federal que oficializou a lei N 12619em abril deste ano. Com a lei, os motoristas passam a ter direito a seguro obrigatório, pago pelo empregador, com valor mínimo de 10 vezes o piso salarial da categoria. Um ponto crucial da regulamentação é a criação do chamado instituto do tempo de espera. A remuneração do tempo de espera será, de acordo com a regra, de uma hora acrescida de 30%.
Em um movimento paralelo a instituição da lei, acompanhamos o Movimento Pró Estatuto do Motorista. Criado há pouco mais de um ano, o grupo tem como missão promover o debate para estabelecer pontos básicos e importantes para a categoria. Audiências públicas já foram em Cuiabá, Manaus, Belém, Salvador, Belo Horizonte, Uberlândia, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e em Curitiba.
O Grupo de trabalho propõe que algumas questões pontuais sejam discutidas e que possam ser ajustadas. Eixos como o acesso, exercício e aposentadoria na profissão, tempo de direção e jornada de trabalho dão norte ao trabalho. O estatuto visa garantir os direitos básicos do exercício da profissão como o descanso, melhoria das condições de espera e redução das filas, assim como a fiscalização para que as leis trabalhistas possam ser cumpridas, garantindo a segurança do trabalhador, a produtividade das empresas e o desenvolvimento social.
No Paraná existe registro de 220 mil caminhões conforme informações do Detran, a estimativa é que o número de motoristas seja equivalente ao da frota, portanto temos no Paraná aproximadamente 220 mil caminhoneiros, desse total 77 mil tem carteira registrada como motorista de veículos de cargas em geral.
No Estado existem 359 mil condutores com carteira da Categoria C - Condutor de veículo motorizado, utilizado em transporte de carga, cujo peso bruto total exceda a 3.500kg, além dos citados na categoria B. O desenvolvimento do nosso estado passa pela valorização desses profissionais e da criação de condições básicas de operacionalidade para as empresas que prestam serviço no setor. Nossas lutas pela qualidade nas estradas, pela redução dos pedágios visa oportunizar a esses profissionais mais qualidade de vida e garantir seu retorno tranquilo para suas famílias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º de maio Dia do Trabalho

Por que 1º de maio é considerado o Dia do Trabalho? Data tem origem em uma greve histórica, realizada em 1º de maio de 1886, nos Es...