quinta-feira, 6 de setembro de 2012

No Dia do Sexo: Médicos dão dicas de reposição hormonal para homens na andropausa

- Publicado por Robson Pires,
Médicos dão dicas de reposição hormonal para homens na andropausa

No Dia do Sexo, celebrado hoje, uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) revela: quase 30% dos homens não estão felizes com a vida sexual e 60% tomam remédio para ereção. As duas coisas, entretanto, podem ser resolvidas com reposição hormonal, em homens a partir de 40 anos.
- O paciente com indicação para a reposição de testosterona, e sem outro problema associado, percebe o resultado imediatamente. Para quem o efeito demorar um pouco mais, podemos usar remédios para ereção como uma solução a curto prazo – afirma o médico da SBU, Francisco Coutinho
Todos os homens, em algum grau, terão redução de testosterona na velhice. O problema é quando esse declínio acontece de forma muito rápida ou precoce. Por isso, antes de iniciar o tratamento é preciso responder o questionário de sintomas, fazer exames de sangue e consultar um médico especializado. A reposição pode ser feita por injeções – com intervalos de três semanas a três meses -, gel ou adesivo (ainda não disponível no Brasil).
- Pacientes com câncer de próstata ou de mama estão contraindicados para o tratamento. Quem tem apneia do sono e histórico familiar de câncer também deve ter cautela. O uso da reposição por quem não tem baixa de testosterona pode paralisar o funcionamento dos testículos – alerta Coutinho.
Para quem realmente precisa da intervenção, os ganhos vão além de uma vida sexual mais prazerosa.
- A queda da testosterona diminui o metabolismo do homem e, por isso, tende a engordar. Ele também perde o ânimo para fazer atividades físicas. A reposição ajuda o obeso a emagrecer – afirma o endocrinologista da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, João Eduardo Salles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º de maio Dia do Trabalho

Por que 1º de maio é considerado o Dia do Trabalho? Data tem origem em uma greve histórica, realizada em 1º de maio de 1886, nos Es...