quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Dicas de Saúde: Pastilha, faz bem para a garganta?

Autor 0    Categorias Saúde     Tags
Beber água, articular bem a boca ao falar e evitar refluxo gástrico são alguns dos cuidados fundamentais. Já pastilhas, gengibte e outras receitas caseiras não são uma boa alternativa para acabar com a rouquidão e a dor de garganta – na verdade, podem até provocar o efeito contrário ao desejado. Elimine os erros a seguir que podem prejudicar a saúde da sua.
Mito: pastilhas, sprays e balas de hortelã ou gengibre ajudam a manter a voz saudável
Segundo a fonoaudióloga Marcia Menezes, professora da Universidade de Guarulhos, essas soluções dão uma sensação de conforto temporário. “Na maioria das vezes, possuem componentes anestésicos que só camuflam o sintoma da disfonia (distúrbio da voz)”, explica. Passado o efeito de anestesiar a dor, a inflamação e a rouquidão continuam. “Sprays devem ser usados, portanto, apenas quando prescritos pelo médico e em casos específicos, como de inflamações das vias aéreas”, recomenda a fonoaudióloga Maíra Padilha, também da SBFa.
O mel, consumido sozinho, pode ser um lubrificante da garganta, da faringe e da boca. “Mas o limão, o vinagre e o sal ressecam as mucosas e não devem ser usados com objetivos vocais”, alerta.
Pigarrear faz com que ocorra um forte atrito entre as pregas vocais, ou seja, uma batida forte entre as “cordas vocais”. Para limpar e acabar com a secreção, a melhor forma é seguir o tratamento recomendado pelo médico e beber pequenos goles de água a cada 15 minutos.
E você sabia que o sussurro pode fazer tão mal a garganta quanto o grito? Sussurro pode provocar tensão da laringe na tentativa de bloquear a passagem do som. “Na rouquidão ou afonia, poupe a voz – usando-a somente quando necessário -, procure articular bem as palavras e hidrate-se”, recomenda. A ingestão de goles de água ao longo do dia faz muita diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º de maio Dia do Trabalho

Por que 1º de maio é considerado o Dia do Trabalho? Data tem origem em uma greve histórica, realizada em 1º de maio de 1886, nos Es...