quarta-feira, 14 de novembro de 2012

14 de novembro é o Dia Mundial da Diabetes

Desde 1991 foi decidido que dia 14 de novembro seria o Dia Mundial da Diabetes e, a partir de então, campanhas ao combate e controle da doença passaram a ser divulgadas no mundo inteiro.
Caracterizada por um aumento da glicose no sangue, a diabetes é uma das principais doenças que atinge a população e pode trazer sérias complicações à saúde como infarto, insuficiência renal, derrame cerebral, lesões de difícil cicatrização e problemas visuais.
Alguns sintomas podem indicar a elevada taxa de glicose no sangue, como vontade de urinar, fome e sede excessiva, formigamento nos pés. Porém os sintomas nem sempre aparecem e a doença pode se manifestar silenciosamente.
Conheça os tipos mais comuns de diabetes:
Diabetes Gestacional: É a alteração das taxas de açúcar no sangue que aparece ou é detectada pela primeira vez na gravidez. Pode persistir ou desaparecer depois do parto.
Diabetes Tipo 1: O diabetes Tipo 1 (DM1) é uma doença autoimune caracterizada pela destruição das células beta produtoras de insulina. Isso acontece por engano porque o organismo as identifica como corpos estranhos. A sua ação é uma resposta autoimune
Diabetes Tipo 2: Possui um fator hereditário maior do que no tipo 1. Além disso, há uma grande relação com a obesidade e o sedentarismo. Estima-se que 60% a 90% dos portadores da doença sejam obesos. A incidência é maior após 40 anos. Uma de suas peculiaridades é a contínua produção de insulina pelo pâncreas. O problema está na incapacidade de absorção das células musculares e adiposas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º de maio Dia do Trabalho

Por que 1º de maio é considerado o Dia do Trabalho? Data tem origem em uma greve histórica, realizada em 1º de maio de 1886, nos Es...