quinta-feira, 8 de novembro de 2012

IPVA de carros usados cai até 15% em 2013

Em 2013 os proprietários de carros usados serão beneficiados pela redução do IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados -, prorrogado pelo governo federal para a compra de carros novos até 31 de dezembro. A redução do IPI derrubará o valor do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e terá uma redução nominal no valor de impostos cobrados pelos Estados de até 10% para a maioria dos carros de passeio, segundo pesquisa de preços no mercado de usados feita pela agência AutoInforme/Molicar. 

Para algumas marcas e modelos, a queda poderá chegar até a 15%. Em termos reais, ou seja, descontada a inflação, a queda será maior ainda. Como a previsão de inflação para este ano está em torno de 5%, a queda real nesses casos pode atingir ou até superar 20%. 

Pagar menos imposto num país em que a carga tributária é elevada (cerca de 36% do PIB) deveria ser motivo de comemoração pelos contribuintes. Não é o caso do IPVA. Como o tributo é cobrado sobre o valor dos veículos no mercado, significa que o patrimônio das pessoas está valendo menos.

Fonte: Blog do Robson Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º de maio Dia do Trabalho

Por que 1º de maio é considerado o Dia do Trabalho? Data tem origem em uma greve histórica, realizada em 1º de maio de 1886, nos Es...