sábado, 22 de dezembro de 2012

Dica de Saúde: Não espere sentir sede para tomar água

A água é um elemento essencial para a vida e que desempenha vários papéis no organismo do ser humano. O primeiro deles é o de formação. Cerca de 60% do corpo de um adulto é composto por água. O de um bebê recém-nascido chega a ter quase 80%, enquanto o das pessoas idosas tem cerca de 50% (conforme envelhecemos, vamos nos “desidratando”).
A Sede 
É muito importante observar que não se deve esperar pela sede para então consumir água. A sede é um sintoma de desidratação, e que significa que o organismo já está em débito.
Quando a falta de água chega próxima a 1% do peso corporal, desencadeia-se no organismo um sistema de alarme sobre o perigo da desidratação: os rins reduzem drasticamente a produção de urina, ao mesmo tempo em que a água contida no corpo é redistribuída, fluindo para órgãos onde ela é essencial para manter as funções vitais, como o coração, o cérebro e os pulmões.
Outras funções da água são regular a temperatura corpórea; eliminar os resíduos metabólicos pela urina e fazer a distribuição de nutrientes pelo corpo através do sangue. Ela também atua no transporte de nutrientes até as células e ajuda a retirar o ácido lático, responsável pela sensação de dor e fadiga dos músculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º de maio Dia do Trabalho

Por que 1º de maio é considerado o Dia do Trabalho? Data tem origem em uma greve histórica, realizada em 1º de maio de 1886, nos Es...