segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Vinagre detecta câncer cervical em mulheres

-
Os exames citológicos tradicionalmente usados para detectar a presença de células causadoras de câncer cervical são caros e requerem equipamentos especializados.
Médicos indianos estão usando um método alternativo que tem por base um material inusitado – o ácido acético, ou vinagre comum. A técnica consiste em recolher material do colo do útero das pacientes, com a ajuda de uma espécie de cotonete com vinagre.
Se o vinagre fizer o material recolhido ficar branco ou amarelado, há indícios da presença de células pré-cancerígenas. Os exames com vinagre são uma resposta relativamente simples e barata – eles passaram a ser oferecidos gratuitamente
Mas o primeiro desafio foi convencer as mulheres indianas, que não pareciam muito interessadas, achando o exame incômodo e constrangedor.
Uma tripla estratégia ajudou a arrefecer essa resistência.
Primeiro, uma equipe feminina de médicas e enfermeiras foi destacada para fazer os exames.
Segundo, essa equipe passou a oferecer não apenas o teste para detectar o risco de câncer de colo do útero, mas também um check-up total das pacientes, medindo sua pressão arterial, avaliando problemas dentários e ajudando a detectar diabetes e outras doenças que preocupam bastante as mulheres da região.
Para completar, os homens também passaram a ser recebidos para um check up – e o apoio masculino foi um fator essencial para que as mulheres comparecessem a esses postos de saúde improvisados.
blog Robson pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º de maio Dia do Trabalho

Por que 1º de maio é considerado o Dia do Trabalho? Data tem origem em uma greve histórica, realizada em 1º de maio de 1886, nos Es...