domingo, 13 de janeiro de 2013

Cuidado com a cor dos olhos…


Os seres humanos são guiados por fatores pouco racionais na hora de avaliar se os outros são dignos de confiança. É o que mostra uma nova pesquisa publicada na revista PLOS ONE. Segundo os pesquisadores, as pessoas com olhos castanhos costumam parecer mais confiáveis do que as de olhos azuis. Na verdade, os olhos castanhos não são tão importantes nessa avaliação, mas sim o formato do rosto que costuma vir junto com essa característica.
A pesquisa foi conduzida por cientistas de Universidade Carolina de Praga, na República Tcheca, que buscavam entender que tipos de fatores poderiam levar alguém a parecer mais confiável. Eles selecionaram 40 alunos homens e 40 mulheres, e tiraram fotografias de todos. Em um segundo momento, juntaram 105 voluntários e pediram para que eles avaliassem as pessoas nas fotos de acordo com o grau de confiança que transmitiam. A maioria dos participantes avaliou as faces com olhos castanhos como mais confiáveis do que as com olhos azuis, tanto entre os rostos masculinos quanto femininos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º de maio Dia do Trabalho

Por que 1º de maio é considerado o Dia do Trabalho? Data tem origem em uma greve histórica, realizada em 1º de maio de 1886, nos Es...