segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Exercício físico aeróbico combate insuficiência cardíaca

A prática de exercícios físicos aeróbicos interrompe o processo degenerativo observado na insuficiência cardíaca.A insuficiência cardíaca é uma condição caracterizada pela incapacidade do coração de bombear sangue adequadamente.
A descoberta foi feita por Juliane Cruz Campos, na Universidade de São Paulo (USP), e foi publicado na revista científica PLoS One.
pular_cordaO trabalho é a continuação de uma pesquisa anterior, quando a equipe do professor Júlio César Batista Ferreira descobriu que o coração insuficiente não bate bem por causa de um defeito no sistema de controle de qualidade das células cardíacas – responsável por destruir proteínas danificadas.
Sem esse mecanismo de limpeza, proteínas altamente reativas se acumulam no citoplasma, interagem com outras estruturas e acabam causando a morte da célula cardíaca, agravando ainda mais o quadro.
No estudo anterior, os cientistas testaram em ratos uma molécula, a βIIV5-3, que foi capaz de normalizar o controle de qualidade e reverter o processo degenerativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º de maio Dia do Trabalho

Por que 1º de maio é considerado o Dia do Trabalho? Data tem origem em uma greve histórica, realizada em 1º de maio de 1886, nos Es...