sábado, 13 de abril de 2013

Conheça um pouco da historia da comunidade terapêutica Nova Aliança



Ação:Comunidade Terapêutica Nova Aliança

Objetivo: Prevenção e recuperação dependência química
Cidade: Nisia Floresta – RN
Como ajudar: www.facebook.com/ComunidadeTerapeuticaNovaAlianca
Após 18 anos no mundo das drogas e depois de se recuperar do uso, Murilo Vieira resolve fundar e ajudar outros dependentes químicos.
A Instituição é mantida através de doações de colaboradores que acreditaram no trabalho sério do fundador e sua atual equipe, que também tem seu filho na coordenação da comunidade.
A casa tem como objetivo ajudar o dependente químico a reformular seu estilo de vida.
A proposta da Comunidade Terapêutica considera que o dependente químico pode se desenvolver nas diversas dimensões do ser humano, aprendendo a construir relações de honestidade, transparência, autenticidade, além de uma postura madura e responsável pela sua vida e história pessoal. Para tanto, necessita que sejam disponibilizados atendimentos e serviços especializados viabilizando tal aprendizado/desenvolvimento, além do interesse e disposição pessoal imprescindível para o tratamento.
A instituição atende cerca de 70 famílias. No total de aproximadamente 70 internos por um período de 9 meses. A família que recebem apoio da instituição, no contexto psicológico e afetivo, que procura desenvolver um trabalho de conscientização para o processo de reabilitação do dependente químico.
A finalidade é promover a desintoxicação e a reabilitação do dependente químico, de qualquer faixa etária, visando a reintegração em seu ambiente familiar , bem como sua inserção no mercado de trabalho, auxiliando-o em sua ressocialização.
O instituição surgiu de um sonho de um ex-usuário de drogas que teve 18 anos de sua vida perdidos no consumo de drogas em prazeres temporais que sempre lhe traziam danos. Um sonho o acompanhava, o sonho de um dia voltar atrás e resgatar aqueles que estão enfrentando as mesmas coisas que algum tempo ele enfrentou, mas ficaria difícil dar assistência a eles no seu dia-a-dia. Foi aí que ele decidiu fundar uma casa de recuperação para dependentes químicos, começava aí sua caminhada, começou a adquirir conhecimento em algumas casas existentes em nosso estado e alguns estados visinhos, juntou alguns amigos e familiares e começaram a crer juntos no que Deus poderia fazer. Através do poder da fé e do amor, muitas dificuldades surgiram mas eles não desistiram e a casa de recuperação foi fundada no dia 19 de junho de 2004.
Enfim o sonho se realizara, mas estamos apenas no início do sonho. Este sonho é muito grande e começa aos poucos…
Quem são e objetivos:
Trata-se de uma organização que tem por propósitos sociais a prevenção e o combate ao uso de drogas, bem como o amparo e recuperação de dependentes químicos e suas famílias.
Através de diferentes linhas de atuação, o IPPCD tem como objetivos: promover a desintoxicação, recuperação física e psicológica de dependentes químicos de qualquer faixa etária; promover a reabilitação do dependente químico, visando a sua volta ou inserção no mercado de trabalho e na sociedade; auxiliar a reintegração do dependente químico em seu ambiente familiar; prestar assistência social e psicológica à família do dependente químico; fornecer cursos profissionalizantes e assistência para inserção em programas sociais; ministrar cursos, palestras, workshops, seminários, encontros e congressos acerca de temas e qualquer material concernente aos temas afins do Instituto, para fins de informação da sociedade sobre as conseqüências do uso de drogas; apoiar e incentivar estudos, pesquisas e projetos visando a prevenção e um duelo contra as drogas; e captar recursos, gerenciá-los, operacionaliza-los, promovendo o repasse a programas e projetos, junto a organismos nacionais e/ou internacionais, visando o custeio e a execução das atividades acima citadas, com vistas no combate ao uso de drogas.
Como é mantido a Instituição
A Instituição é mantida através de doações de algumas pessoas que acreditaram no sonho e muitas vezes sem ao menos conhecer tem colaborado. E também, através da ajuda de algumas famílias.
Saiba mais e como ajudar:
COMUNIDADE NOVA ALIANÇA
Endereço: R. Chá das Flores, Colônia de Pium – Pium/RN
Telefone (084) 3237-0035/ 8832-2636/ 9609-5631
E-mail Marcos_visc@hotmail.com

fonte Caçadores de Bons Exemplos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º de maio Dia do Trabalho

Por que 1º de maio é considerado o Dia do Trabalho? Data tem origem em uma greve histórica, realizada em 1º de maio de 1886, nos Es...