quarta-feira, 17 de abril de 2013

Dia D de vacinação contra a gripe acontece neste sábado. Saiba mais sobre a vacina


Neste sábado acontecerá em todo o Brasil, o dia D de vacinação contra a gripe.
O público-alvo são gestantes, profissionais de saúde, idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, doentes crônicos e mulheres no período pós parto. Vale lembrar que a vacina também pode ser tomada HOJE,então vá ao posto de saúde mais próximo e PREVINA-SE!!! “Quem lembra da vacina se protege contra a gripe.”
A campanha nacional de vacinação contra a gripe já ocorre há 13 anos, mas ainda é muito comum o receio da população para as consequências da vacina, temendo, por exemplo, que se contraia a doença justamente pela administração da vacina.
A gripe ou influenza é uma doença geralmente autolimitada, caracterizada por sintomas como febre alta, dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca – sintomas que podem durar de três a quatro dias. Apesar de ser uma doença benigna, idosos, bebês, gestantes e portadores de doenças crônicas podem evoluir com complicações da mesma, como por exemplo, pneumonia bacteriana. Está comprovado que a vacina protege contra o desenvolvimento de pneumonias, diminui o número de internações e reduz a mortalidade nessa população.
A vacina é composta por vírus inativados, portanto, não pode induzir o desenvolvimento da doença. Além disso, o medicamento leva 15 dias para fazer efeito. Muitas vezes, os sintomas que ocorrem nos primeiros dias, após a vacinação, são decorrentes de resfriados (que já estavam incubados) e que apresentam sintomas mais leves como dor de garganta, coriza e febre baixa. Esses sintomas podem ser decorrentes de uma gripe que já tenha sido adquirida e que venha a se manifestar logo após a vacinação.


fonte Blog do seridò

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º de maio Dia do Trabalho

Por que 1º de maio é considerado o Dia do Trabalho? Data tem origem em uma greve histórica, realizada em 1º de maio de 1886, nos Es...