terça-feira, 6 de agosto de 2013

ABULÃNCIA DO SAMU EM NATAL NÃO SÃO LIBERADAS POR FALTA DE MACAS

As macas estariam em uso nos corredores dos hospitais superlotados. Só em um dia, mais de 150 chamados deixam de ser atendidos.




Em Natal, nossos repórteres flagraram um problema de saúde pública, que o Bom Dia Brasil já denunciou. Todas as ambulâncias do Samu deixam de prestar atendimento, porque as macas ficam retidas nos hospitais.
As macas que deveriam estar nas ambulâncias viram leitos nos corredores do hospital, superlotado.
Do lado de fora as 12 ambulâncias do Samu de Natal passaram a segunda-feira paradas porque as macas estavam presas. Segundo a coordenação do serviço, mais de 150 chamados deixaram de ser atendidos.
“Sentimento de que nós estamos vivendo uma situação de guerra, de calamidade, na realidade. De ter teoricamente o recursos, de ter ambulância, mas não ter a maca. E aí como é que a gente vai atender?”, diz Rodrigo Azevedo, coordenador do Samu de Natal.
Uma ambulância é uma UTI móvel. Outra, também. As duas só não estão completas porque faltam as macas. Sem elas, a central do Samu não autoriza a saída das equipes, que estão trabalhando angustiadas: é que, segundo os médicos, um paciente pode correr o risco de morrer por falta desse atendimento especializado.
Os pedidos de socorro não param de chegar à central, mas a resposta é quase sempre a mesma. "Eu não tenho nenhuma viatura para enviar".
"Ficamos aqui só escutando o desabafo, a angústia e ao mesmo tempo sofrendo juntos. Eu estou experimentando essa sensação de impotência", declara Adriano Costa, médico.
A Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte alega que os hospitais de referência na capital acabam sobrecarregados com pacientes que vêm do interior.
informação do Bom dia Brasil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º de maio Dia do Trabalho

Por que 1º de maio é considerado o Dia do Trabalho? Data tem origem em uma greve histórica, realizada em 1º de maio de 1886, nos Es...