domingo, 11 de agosto de 2013

A ORIGEM DO "DIA DOS PAIS"
O Dia dos Pais deve-se a Sonora Louise Smart Dodd, de Washington, que desejava um dia especial para homenagear o pai, William Smart, um veterano da guerra civil que ficou viúvo quando sua esposa teve o sexto bebê e criou os seis filhos, sozinho, em uma fazenda no Estado de Washington.
A idéia, lançada em 1909, resultou na comemoração do primeiro Dia dos Pais em 19 de junho de 1910, em Spokane, Washington, tendo sido uma rosa o símbolo oficial do evento. Os pais vivos deviam ser homenageados com rosas vermelhas e os falecidos com rosas brancas.
A comemoração logo se espalhou por outras cidades americanas, e em 1972, Richard Nixon proclamou oficialmente o terceiro domingo de junho como Dia dos Pais nos Estados Unidos.
No Brasil, a data é comemorada no segundo domingo de agosto e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de agosto de 1953. A comemoração foi importada dos EUA pelo publicitário Sylvio Bhering, e sua data foi alterada de junho para agosto por motivos comerciais.
Assim, a idéia de Sonora Dodd em homenagear seu pai se espalhou pelas Américas, e talvez pelo mundo...

Contribuição de 
Nanci Pinto Santiago

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º de maio Dia do Trabalho

Por que 1º de maio é considerado o Dia do Trabalho? Data tem origem em uma greve histórica, realizada em 1º de maio de 1886, nos Es...