terça-feira, 8 de outubro de 2013

Hoje, dia 8 de outubro, é comemorado no Brasil o Dia do Nordestino.


A data foi instituída em 2009, em homenagem ao centenário do nascimento deAntônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré, poeta popular, compositor e cantor cearense. Além disso, trata-se também de uma homenagem ao célebre Catulo da Paixão Cearense, maranhense de São Luís e autor da famosa música “Luar do Sertão”.
O “Dia do Nordestino” foi criado em São Paulo, por ser a cidade onde vive o maiornúmero nordestinos de todo o Brasil (com exceção do próprio Nordeste, claro). Apesar dos milhares de migrantes que chegam a São Paulo todos os dias, não havia até então uma data em que a comunidade pudesse comemorar e se reunir. Além disso, a lei é um modo de diminuir o preconceito sofrido por muitos nordestinos que migram para o sul do país, mostrando o valor cultural e social do nordeste brasileiro.
cultura popular do Nordeste é um dos maiores traços do Brasil em sua verdadeira essência. Esses conjuntos de práticas e tradições são expressados através de festas, mitos, lendas, crendices, costumes, danças, superstições e outras tantas formas de manifestações artísticas do povo. Todos os anos, milhões deturistas vindos de outros estados e países escolhem a região como destino de suas férias. Isso porque, além das inúmeras belezas naturais, o Nordeste possui uma essência só sua, repleta de tradições e símbolos típicos. O artesanato, a música e a comida são os maiores exemplos.
No artesanato, rendas, redes tecidas à mão, bordados, cerâmicas, palhas, vime, objetos de argila coloridos, de madeira ou de coco são alguns dos artefatos produzidos por artesões nordestinos. Com muita habilidade e paciência, esses profissionais confeccionam verdadeiras obras primas que são vendidas para turistas do mundo todo. Já a música é representada pelo forró, maracatu, axé, repente etc.
A comida regional é bastante apreciada por conta de seu sabor inconfundível, que mistura vários temperos naturais e pode ter como base frutos do mar, mocotó, carne-seca, macaxeira, buchada de bode etc. No carnaval, manifestações populares como o bumba-meu-boi e o frevo agitam as ruas das cidades (isso sem falar no tradicional carnaval de Salvador, o mais famoso do país). Foi também do Nordeste que vieram grandes nomes da música poesia brasileiros, como Luiz Gonzaga (o “Rei do Baião”), Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Jorge Amado e Torquato Neto. Na TV e no cinema, nordestinos como Wagner Moura, José Wilker, Chico Anísio, Lázaro Ramos e Glauber Rocha consagraram seus nomes no Brasil inteiro.
Enfim: seria impossível falar a respeito de toda cultura nordestina, de tãodiversificada que ela é. E nada disso existiria sem a ajuda do povo da região, osnordestinos, que passam de geração em geração todos os valores e aspectos desta rica cultura, que floresce até os dias de hoje. Hoje é dia de homenagear esse povotão simpático, acolhedor, guerreiro e trabalhador, que enche nosso país de orgulho.
Parabéns, Nordestinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º de maio Dia do Trabalho

Por que 1º de maio é considerado o Dia do Trabalho? Data tem origem em uma greve histórica, realizada em 1º de maio de 1886, nos Es...