quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Ciência: Café melhora sua memória


Você é desses que adota o café como aliado para afastar o sono na hora de estudar ou trabalhar? Então aí vai outra boa notícia: café melhora sua memória.

Quem descobriu foi o neurocientista Michael Yassa, da Universidade da Califórnia. Ele convidou160 adultos que não tomavam muito café diariamente para os testes. Todos analisaram imagens de objetos e, em seguida, receberam, aleatoriamente, pílulas com 200 miligramas de café(equivalente a dois expressos) ou com efeito placebo, sem o menor efeito.

Todos retornaram ao laboratório 24 horas depois da primeira fase do estudo. Tiveram, então, de fazer um teste de memória. Eles viram imagens que tinham sido apresentadas no dia anterior e outras diferentes. Aí a tarefa era simples: dizer se as imagens eram novas, velhas ou muitoparecidas com alguma mostrada anteriormente.

Os dois grupos faziam as mesmas pontuações quando tinham de diferenciar as imagens entre velhas e novas. Mas na hora de dizer se a figura era semelhante à outra, o grupo do café se saía melhor. A memória deles parecia funcionar melhor – aí era mais fácil lembrar se aquela imagem parecia muito com alguma outra ou não.

Segundo a pesquisa, a cafeína parece ajudar no processo de consolidação da memória. Ou seja, melhora a memória de longo prazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º de maio Dia do Trabalho

Por que 1º de maio é considerado o Dia do Trabalho? Data tem origem em uma greve histórica, realizada em 1º de maio de 1886, nos Es...