quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Projeto cultural revela tesouro escondido nos arredores da Serra da Tapuia


fotografia, literatura de cordel, teatro e vídeo e jornalismo para jovens da comunidade.
As cidades pequenas são capazes de guardar no fazer cultural de sua gente uma imensidão de riquezas. Entre esses lugares está o município de Sítio Novo, distante 100 quilômetros de Natal. É nesse pequeno lugar, com pouco mais de cinco mil habitantes, que um grupo de produtores culturais encontrou um verdadeiro tesouro: a Serra da Tapuia.
 Em 2009 a serra da tapuia foi contemplada com um projeto cultural do programa BNB CULTURA , o projeto UM olhar sobre a serra, realizou diversos cursos ,para jovens adolescente do Distrito da serra da tapuia.

O projeto "Um olhar sobre a Serra" foi executado pela Caminhos Comunicação & Cultura, equipe de produtores culturais potiguares que teve a frente do programa a produtora Érica Lima,.

"O município de Sítio Novo e a Serra da Tapuia possuem uma fonte riquíssima de bens históricos e culturais. No entanto, as tradições estão se perdendo com o passar dos anos. Manifestações como boi de reis, pastoril, mamulengo, cordelistas, rabequeiros e sobretudo, as histórias indígenas correm o risco de caírem no esquecimento", diz Érica.

Na oportunidade, um grupo de jovens aprendeu técnicas da linguagem fotográfica. Nessa mesma época foi implantado o Cine Serra - para exibir filmes nacionais e também divulgar produções audiovisuais feitas no Estado.

De acordo com Érica Lima, a ação foi tão positiva que logo em seguida, o projeto rendeu um vídeo tendo como protagonistas algumas mães da localidade. "Eles adoraram a produção e tivemos que organizar uma segunda edição do Cine Serra com a exibição do curta-metragem estrelado por eles mesmos. O pequeno filme foi visto por um público empolgado que chegava de todo lado", declara.

fonte Portal no ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º de maio Dia do Trabalho

Por que 1º de maio é considerado o Dia do Trabalho? Data tem origem em uma greve histórica, realizada em 1º de maio de 1886, nos Es...