segunda-feira, 12 de maio de 2014

Vacina contra gripe é considerada segura para gestantes

De acordo com o último balanço realizado pelo Ministério da Saúde, até agora as gestantes foram as pessoas que menos compareceram aos postos de saúde para tomarem a vacina contra a gripe. Além de proteger contra o vírus da gripe, a vacina pode reduzir o número de hospitalizações por pneumonias e mortalidade por complicação da influenza.
A assessora parlamentar Sâmia Menezes, por exemplo, está grávida de 6 meses e sabe da importância da vacinação para se proteger contra a gripe.
"Ainda não vacinei pela correria do dia a dia, mas estou atenta e acho extremamente importante. Na gravidez, a gente fica bem mais sensível, então quem está grávida tem que se cuidar, especialmente com doenças respiratórias. A vacina garante a imunidade da mãe e do bebê. Não vacinei ainda, mas vou vacinar", afirma Sâmia.
O secretário de Vigilância em saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, reforça que a vacina contra a gripe é segura e deve ser aplicada em qualquer fase da gestação. "A vacina é absolutamente segura para as mulheres grávidas, tanto para mulheres que acabaram de descobrir que estão grávidas, quanto para mulheres que já estão no final da gestação. Milhões de mulheres grávidas foram vacinadas no mundo inteiro sem nenhum tipo de complicação. A vacina não traz qualquer risco para a gestante nem para o feto. Então, grávida pode se vacinar sem nenhuma preocupação porque a vacina é absolutamente segura", destaca Jarbas Barbosa.
A Campanha de Vacinação Contra a Gripe do Ministério da Saúde começou dia 22 de Abril e já registrou mais de 40 milhões de doses aplicadas em todo o País.
Fonte: 


via DJ Aildo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º de maio Dia do Trabalho

Por que 1º de maio é considerado o Dia do Trabalho? Data tem origem em uma greve histórica, realizada em 1º de maio de 1886, nos Es...