terça-feira, 17 de junho de 2014

Cuidado: Infarto pode afetar mais torcedores durante a Copa

images
Ansiedade nas alturas, nervosismo, impaciência. Esses são alguns dos sintomas psicológicos que a tensão pré-jogo de Copa do Mundo pode trazer, afetando saúde, principalmente, dos mais fanáticos. Mas não só o equilíbrio psicológico pode sofrer nesse período. O nervosismo em excesso pode acarretar também prejuízos à saúde física, levando até a infartos, como aponta estudo recente da Universidade de São Paulo (USP).
A pesquisa analisou dados do Sistema Único de Saúde (SUS), de 1998 a 2010, e revelou que houve aumento da incidência de infartos em dias de jogos durante as Copas do Mundo, com o número de internações por problemas cardíacos chegando a aumentar até 16% em partidas da seleção brasileira.
O especialista reforça ainda que o espírito esportivo deve sempre prevalecer sobre a paixão, evitando desequilíbrios emocionais.
“No futebol brasileiro, principalmente, há um histórico de idolatria muito grande e uma projeção de vitória, poder, potência e superioridade da nossa seleção. Para algumas pessoas, jogo de Copa do Mundo é mais um encontro esportivo. Para outras, o futebol é projetado como um conjunto de coisas que alheias ao esporte e uma forma de busca de autoafirmação. É como se a vitória do time dele o tornasse vitorioso, onipotente e as perdas elevassem as frustrações. O ideal é que, na torcida se construa uma relação de prazer e entretenimento em prejuízo do fanatismo”, orienta Medeiros.

informação blog do seridó

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º de maio Dia do Trabalho

Por que 1º de maio é considerado o Dia do Trabalho? Data tem origem em uma greve histórica, realizada em 1º de maio de 1886, nos Es...