terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Seca afeta 46 milhões e crise é pior no Nordeste



A seca se espalhou pelo Brasil: 45,8 milhões de pessoas sofrem com a falta de água, o que significa 20% do país, segundo levantamento feito pelo Jornal O Globo com base em informações de comitês de bacias hidrográficas e governos estaduais. No total, 936 municípios estão em situação de emergência. Cinco das maiores cidades brasileiras foram atingidas pela estiagem. 

No Rio Grande do Norte, por exemplo, os municípios de Acari e Currais Novos esperam que a água acabe nos próximos dois meses: o reservatório que os abastece está em 2%. Em todo o estado, os reservatórios pequenos e médios estão zerados e os grandes operam a 20% da capacidade. A expectativa do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) é de queda na média histórica de chuvas até abril. 

A situação é mais dramática no Ceará, onde apenas oito cidades de um total de 184 não estão em situação de emergência e 5,5 milhões são afetados pelo problema. Cerca de 130 açudes operam com menos de 10% da capacidade. Nas 500 cidades abastecidas pelo Rio São Francisco, nos estados de Pernambuco, Bahia, Sergipe, Alagoas Minas Gerais, existem disputas para o uso do líquido na agricultura, na geração de energia e para o consumo humano. No Rio Grande do Norte, a população, nessas cidades, tem sido orientada a criar poços artesianos. Já a irrigação está sendo feita à noite, para evitar perda de água por evaporação.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º de maio Dia do Trabalho

Por que 1º de maio é considerado o Dia do Trabalho? Data tem origem em uma greve histórica, realizada em 1º de maio de 1886, nos Es...