domingo, 25 de janeiro de 2015

Seca: Sitio Novo e mais 151 municípios do RN estão em estado de emergência!


Última atualização do decreto de situação de emergência foi feita em setembro do ano passado. 

A seca prolongada que atinge 152 municípios do Rio Grande do Norte deve perdurar por todo este ano. De acordo com o coronel Josenildo Acioli, coordenador da Defesa Civil, a estiagem prejudica a população, o gado e as plantações agrícolas. "A situação de seca no Rio Grande do Norte tende a se agravar e a cada dia que passa os efeitos da seca são mais graves", destacou o coronel.

Os efeitos negativos da seca foram reconhecidos no decreto nº 24.700, de 29 de setembro de 2014 que estabelece apoio e recursos federais para minimizar os efeitos da estiagem prolongada que provoca a redução sustentada das reservas hídricas. "A validade do decreto vence em março e os recursos federais só virão com a renovação do decreto de estado de emergência", disse.


Um dos motivos que justificam a situação de emergência é que a maior parte dos reservatórios do Rio Grande do Norte está com percentual de armazenamento inferior a 50% de sua capacidade máxima.

O colapso no abastecimento de água em terras potiguares também chama atenção. De acordo com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) os sistemas de abastecimento em oito municípios estão suspensos, reafirmando a condição de emergência.

O Nominuto recebeu a informação que o planejamento hídrico para este ano e de acordo com Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), os índices pluviométricos apresentam desvios negativos de até 35% abaixo da média.
No ano passado, por exemplo, a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE) aponta um prejuízo superior aos 4 bilhões. 

mais informação no blog sitio novo RNem foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º de maio Dia do Trabalho

Por que 1º de maio é considerado o Dia do Trabalho? Data tem origem em uma greve histórica, realizada em 1º de maio de 1886, nos Es...