segunda-feira, 20 de abril de 2015

Saiba mais sobre a fruta umbu.



A Serra da tapuia e um grande produtor de umbu  dependendo do inverno esta fruta chega a ser exportada em grande quantidade para a capital do estado e outras capitais, dai a importância de sabermos mais sobre a fruta e como aproveitar bem o umbu .Umbu é uma fruta de polpa suculenta nativa da Caatinga,região de fortes secas. A árvore, quando adulta, vive em média 100 anos e pode armazenar até dois mil litros de água em suas raízes. 

O umbu destaca-se pelo aroma e pelo quanto pode ser consumido sem causar desconforto. Sua polpa tem ação energética e é rica em hidratos de carbono e vitaminas B e C. Seu uso culinário abrange o fruto maduro e verde,transformado de diversas formas,e as folhas cruas ou refogadas. 

Bastante apreciado in natura, o umbu é utilizado na fabricação de polpa, suco, sorvete, doce, geléia e uma grande variedade de produtos. Industrializado, o fruto apresenta-se sob forma de sucos engarrafados, doces, geléias, vinho, polpa de frutas. 

Pode se cozinhar os frutos mais "passados" para obter vinagre ou bater a polpa com leite e açúcar pra se fazer a tradicional Umbuzada,que pode substituir a refeição noturna do nordestino

Fonte: lilliverdi.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º de maio Dia do Trabalho

Por que 1º de maio é considerado o Dia do Trabalho? Data tem origem em uma greve histórica, realizada em 1º de maio de 1886, nos Es...